Egoísmo

Atividade de Introdução: cartazes com a reflexão:

Egoísta, eu? Eu não! Sou um cara legal. E este teste que ganhamos de tarefa de casa, acho que nem vou fazer... Tá bom! Vou dar uma espiadinha...

         1 - Qual a primeira coisa que faço ou penso ao acordar? Acho que nem penso, só reclamo, afinal tenho que acordar cedo pra ir pra escola.
         2 - Se tenho bichos de estimação, como cuido deles? Mas cuidar deles não é minha tarefa, é da empregada ou da minha mãe....
         3 - Costumo auxiliar os outros sempre que possível? Minha mãe é que sempre dá algo de comer quando alguém com fome bate na porta, então não tenho muitas oportunidades de ajudar.
         4 - Trato bem as pessoas com quem convivo? Claro, desde que me tratem bem, também. Não tenho muitos amigos, mas é porque todos implicam comigo.
         5 - Faço a minha parte para a preservação do meio ambiente? Mas isso não é tarefa do governo? Ele é que deve procurar novas tecnologias que preservem a natureza, não eu...
         6 - Sou egoísta? Não, porque não faço mal a ninguém, e cuido da minha vida.

****

         Do outro lado da cidade, outro menino, da mesma turma, também fazia o teste.

         1 - A primeira coisa que faço ao acordar é uma prece, agradecendo por mais um dia.
         2 - Brinco com meus cachorros todos os dias, dou comida e água.
         3 - Tento ser útil. Cuido da minha irmã mais nova, ensino matemática ao meu colega Igor, vou à padaria para a minha vó...
         4 - Acho que sou alegre e educado com todos... Não reclamo e respeito minha mãe.
         5 - Apago as luzes quando não há pessoas na sala, fecho a torneira pra escovar os dentes, tomo banho sem demorar, ajudo a separar o lixo seco e úmido, e não jogo lixo na rua, porque acredito que cada um deve fazer a sua parte.
         6 - Sou egoísta? Sei que tenho muito a aprender, mas estou me esforçando para fazer as escolhas corretas.
****
         Qual dos dois meninos é realmente feliz? Qual deles está fazendo a sua parte para o próprio progresso e do mundo em que vive? Qual dos garotos já compreendeu que todas as escolhas têm consequências? Escolhas egoístas trazem tristeza e sofrimento, enquanto escolhas de bondade e amor trazem alegria e felicidade.

         A Terra é uma escola de almas, uma oficina de amor. A reencarnação é preciosa oportunidade de aprendizado, e cada Espírito deve aproveitar a vida, atendendo ao ensinamento de Jesus: “Vigiai e orai”. Vigiar os próprios pensamentos, palavras e ações, a fim de realizar o bem. E orar, pedindo força, coragem e auxílio para realizar as escolhas que trazem felicidade.
Conversa a cerca dos cartazes.
2. O que é egoísmo?
* É achar que tudo de bom tem que ser para nós, que os outros merecem menos, não pensar nos
sentimentos e dificuldades das outras pessoas, ligar só para os próprios problemas, não se
incomodar se precisar prejudicar alguém para conseguir alcançar seus objetivos.

2.1. Todos são egoístas na Terra?
* QUase todos, uns mais, outros menos. Há, encarnados, muito poucos espíritos realmente
evoluídos que já deixaram de lado o egoísmo.

2.2. Quando somos egoístas? Pedir que eles citem exemplos de atitudes egoístas. Deixar que cada
um dê pelo menos um exemplo.
* Algumas atitudes egoístas:
Comer mais do que sua parte justa de alguma comida que deveria ser dividida com alguém; não
deixar que outras crianças brinquem com seus brinquedos; na escola, conversar o tempo todo, sem
se importar com o fato de que outros querem ouvir a professora; sujar a casa e não limpar,
deixando todo o trabalho para a mãe que, muitas vezes, já está muito cansada; não aceitar que os
pais dêem atenção para um irmão mais novo, outra criança ou até mesmo um adulto; querer que a
televisão, o rádio, o computador ou algo assim fique só para si; fazer uma bagunça com alguém
e não se importar se só a outra pessoa levar a culpa...

3. Quais são as conseqüências do egoísmo?
* O egoísta tem menos amigos e pessoas que gostam dele;
* O egoísmo faz a pessoa ser menos feliz, porque a felicidade é igual o amor: quanto mais
dividimos com os outros, mais temos; se não dividimos nossa felicidade, ela acaba murchando,
como uma plantinha que não recebe água. Quem é egoísta atrapalha a felicidade dos outros, porque
só pensa em si mesmo.
* A pessoa egoísta não se importa com a natureza, a limpeza da cidade, a desonestidade dos
governantes, se estes estiverem favorecendo-a; acha que todos devem se preocupar com ela, mas
não está nem aí para eles.

História: A festa de aniversário

O aniversário de Tiago se aproximava, e, ansioso, ele só pensava na festa que sua mãe prometera fazer. Ele completaria sete anos e, com sua letra, fez a lista de convidados, pensando nos presentes. Assim, colocou apenas colegas mais ricos. Sua mãe, Luísa, observava sem dizer nada. Tiago queria a casa bonita, enfeitada para a festa. Além de cachorro-quente, teria docinhos, um lindo bolo, sucos e refrigerantes. Dois dias antes do aniversário, tocaram a campainha. Eram uns parentes que Tiago não gostava muito. Luísa, ao ver a prima e os filhos do lado de fora, gentilmente disse:— Berta, que prazer! Entre. Como vão, crianças? — cumprimentou os gêmeos Roberto e Ricardo, Vinícius e Ângela, que tinham sete, seis e cinco anos de idade. — Luísa, posso falar com você? — perguntou humilde.— Claro! Sente-se, Berta. Tiago olhava os intrusos com cara feia. Não gostava deles. Berta era uma prima pobre, sempre pedindo ajuda, e os filhos andavam mal arrumados, com sapatos velhos e furados. — Tiago, sirva às crianças um pedaço daquele bolo de chocolate que fiz ontem e o suco que está na geladeira. De má-vontade, Tiago levou os primos para a cozinha. Quando voltaram, ouviu Berta dizer, comovida:— Obrigada, Luísa. Não sei o que faria sem a sua ajuda. Nossa situação é realmente difícil. Com meu marido doente, sem poder trabalhar, nos falta até o necessário.— Não me agradeça, Berta. Somos parentes e devemos nos amparar mutuamente. Tenho certeza de que você faria o mesmo por mim.Após se despedirem das visitas, Tiago ergueu a cabeça, orgulhoso:— Os primos ficaram admirados ao ver as balas e os docinhos que a senhora fez. Eu contei que eram para o meu aniversário!— Ah! E você os convidou para a sua festa?— Claro que não, mamãe! Eles nem poderiam me dar presente! Além disso, não têm roupas de festa. A mãe olhou o filho, chamou-o para perto de si, colocou-o no colo com carinho e disse:— Sabe, meu filho, Jesus ensinou certa vez que quando a gente fosse dar uma festa, deveria convidar as pessoas pobres e necessitadas, que não pudessem nos retribuir a gentileza, porque o Pai do Céu nos retribuiria. — Então, não posso convidar meus amigos? — resmungou o garoto, descontente. — Certamente que Jesus não quis dizer isso. Ele quis ensinar que você pode convidar quem quiser, mas não deve se esquecer daqueles que nada têm, que são os pobres, os doentes, os aleijados. Esses são os mais necessitados. — Ah!... E por quê? — indagou o menino, surpreso. — Bem. E se a situação fosse diferente? Isto é, se nós estivéssemos na posição de Berta, e ela na nossa: como você, Tiago, gostaria que a família da Berta agisse conosco, se fossem dar uma festa? Tiago pensou...pensou...e, depois respondeu:— Eu ficaria muito contente se fosse convidado para essa festa.— Isso mesmo, meu filho. Por isso Jesus ensinou que, em caso de dúvida, devemos sempre nos colocar no lugar da outra pessoa, para saber como agir com acerto. Na manhã seguinte, Tiago acordou decidido. Antes de ir para a escola perguntou:— Mamãe, depois da aula, nós podemos ir à casa dos meus primos? Acho que eu tenho roupas que servem para os primos e não me importo em dá-las. Afinal, tenho tantas! — Fico satisfeita, Tiago. As suas roupas servem, sim. Vocês têm mais ou menos o mesmo tamanho. E se faltar para algum deles, especialmente para Ângela, nós compraremos.Tiago mostrou-se satisfeito e animado.Depois do almoço, separaram as roupas e calçados de Tiago, e ele fez questão de pegar peças boas e novas. Depois, compraram o restante, um vestido e sapatos para Ângela. Em seguida, foram até a casa de Berta. — Que prazer recebê-los em nossa moradia, Luísa. Meninos, temos visitas! As crianças entraram na sala, curiosas, e pararam constrangidas ao ver Tiago e a mãe. O primo sempre as tratava muito mal. Nesse dia, porém, foi diferente. Tiago disse:— Vim convidar vocês para a minha festa de aniversário.Berta, surpresa, timidamente respondeu:— Agradeço-lhe, Tiago. Porém, é impossível. Meus filhos não têm roupas para ir a uma festa. Tiago pegou as sacolas e disse eufórico:— Pois agora têm! Trouxemos algumas roupas e espero que sirvam. Aqui está: Ricardo, Roberto, Vinícius e Ângela — e entregou os pacotes com o nome de cada um. Prendendo a respiração, a menina bateu palmas:— Até para mim? Ah! Que bom! Que bom! Luísa pegou um outro pacote e o entregou para Berta:— Os meninos não podem ir sozinhos, Berta. Trouxe umas roupas para você também. Espero que sirvam. Com os olhos cheios de lágrimas, Berta murmurou:— Luísa, nem sei como lhe agradecer. Ainda ontem me ajudou tanto. E hoje trouxe todos esses presentes. Como poderei lhe pagar, prima, tanta gentileza? — Indo à festa de Tiago. Teremos muito prazer em recebê-los em nossa casa, acredite. No dia seguinte à tarde, com a residência cheia de balões coloridos, Tiago recebeu todos os seus amigos, colegas de escola e os primos. Com satisfação, Luísa notou que ele convidara também os outros colegas da escola. Tiago estava alegre e feliz, e todos perceberam. Alguma coisa nele mudara. Não era mais aquele garoto arrogante e orgulhoso. Era um menino como os outros, que brincava com todos sem fazer qualquer diferença entre as crianças.

Atividade de Desenvolvimento: Brincadeira do par ou ímpar
Atividade de Conclusão: Como a história se tratava de aniversário, tive a ideia de nós fazermos em papel branco (ou pode ser naqueles papéis colorido que temos) o modelo daqueles chapeuzinhos de festa de aniversário e daí eles desenham a parte que  mais gostaram da história e no final a gente monta os chapeuzinhos e dá pra eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário