A Vida de Jesus

Atividade de Introdução: Contar a história sobre a vida de Jesus com os slides.


Atividade de Desenvolvimento: Brincadeira com cartaz e com o seguinte conteúdo:
1° Amar á Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Explicar: Naquele tempo o povo valorizava mais as belezas materiais, o ouro, e era egoísta.
Jesus veio explicar que acima dos lideres da Terra, existe Deus.
E já que ele encontrara o homem que pensava só em si, que ele passasse a pensar no outro também.
Ganhará uma quantidade de balas (de acordo com o numero de alunos) e deverá agradecer à Deus por isso e dividir com seus colegas.

2° Humildade:
A própria situação em que Jesus nascera,  já dá um exemplo de simplicidade. Procurou passar ás multidões que o seguiam que o mais importante é o que somos, não o que possuímos.
Fazer um carinho no rosto do colega de número 5.

3°Lei de Amor:
Fazer o bem sem olhar a quem, ajudar ao próximo, cuidar da Natureza.
Através de suas parábolas, Jesus procurava dar exemplos de situações onde poderia tirar lições de vida.
Dar um abraço em cada colega da sala.

4° Perdoar
O ódio, o rancor e a mágoa são sentimentos que nos prendem ao chão. O Amor nos eleva...
Perdoar é esquecer.
Você não poderá ficar bravo com nenhum amiguinho seu durante essa semana. Deverá perdoar quem lhe fizer algo de errado, combinado?

5° Valor da oração
A oração tem que vir do coração. Não só palavras repetidas, mas tem que ser sentidas.
A oração nos renova as forças e nos torna preparados para seguir. Nos mostra que não estamos sozinhos e a nossa gratidão por Deus permitir tudo que temos e somos.
Fazer uma prece do coração, pedindo ou agradecendo alguma coisa à Deus.
Fazer um cartaz com 5 gravuras:
1. IMAGEM DE JESUS;
2. IMAGEM DE HUMILDADE;
3. CORAÇÃO;
4. IMAGEM REPRESENTANDO O PERDÃO;
5. ORAÇÃO.
Em cada uma das figuras estará um ensinamento. As crianças estarão dançando a música “Quem é Jesus”. Ao parar a música elas deverão ficar na posição de estátua e o primeiro que se mexer deverá escolher uma imagem que conterá um dos ensinamentos acima, juntamente com uma prenda.
Atividade de Conclusão: Cada um deverá pintar uma imagem da história e depois que todos fizerem isso, colocaremos as imagens na ordem da história com a ajuda das crianças.

UNIÃO
Atividade de introdução: Passar o vídeo dos passarinhos, logo após o vídeo dos pinguins e o dos caranguejos.
Conversa: Interpretação dos vídeos e conversa a cerca do tema “União”, em família, com os colegas, com pessoas estranhas (ex. ajudar), que tudo é mais fácil de realizar quando estamos unidos. Lembrar de que se não fosse o cuidado de nossos pais não estaríamos aqui, e para eles nos cuidarem eles tiveram que se unir no amor, no auxilio, na bondade, no entendimento....
História porcos espinho:
Durante a era glacial, há milhares de anos atrás, muitos animais sobreviviam apesar das intempéries.
Uma lenda muito antiga fala que durante este período, a era glacial, o frio era tão intenso que os bichos não conseguiam sobreviver e morriam aos montes.
Os Porcos Espinhos, quando viram e perceberam a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e protegiam-se mutuamente.
Mas houve um problema: o espinho de cada um feria o companheiro mais próximo, justamente os que forneciam mais calor, aqueles que estavam mais perto; e por isto tornaram a se afastar uns dos outros, voltando a morrer congelados.
Precisavam fazer uma escolha:
- Desaparecer da face da terra ou
- Aceitar o espinho dos semelhantes.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam a conviver com as feridas que uma relação muito próxima podia causar – já que o mais importante era o calor do outro. E terminaram sobrevivendo.
Atividade de desenvolvimento: Laços:

Reunir as crianças em um círculo e amarrar uma ponta do barbante na cintura do primeiro e ligue os outros também pela cintura. Quando tiver amarrado o último, prenda a ponta ao primeiro, formando uma roda de pessoas presas umas às outras.
Escolha ações simples, como pular, agachar-se, dançar, que serão feitas por uma, depois duas, depois três... até que todos executem os movimentos simultaneamente.

Conversa: O que acontece quando estamos ligados? Quanto o que o outro faz nos afeta? 
Existem laços invisíveis que unem as pessoas: estes laços são os sentimentos. Quando as pessoas estão unidas por laços afetivos, o que acontece com uma, sempre mexe com as outras. Isto é sempre bom, ou pode ser ruim?
O que acontece se usarmos barbantes mais curtos? E se usarmos mais compridos? É bom estar unido a alguém por sentimentos? Por quê?

OBS: se o barbante quebrar, aproveite a circunstância. Podemos reconstruir ligações rompidas? Experimento também colocar um barbante duplo, ou muito apertado. 

Atividade de conclusão: Fazer um desenho sobre os vídeos ou sobre a brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário