Monoteísmo


MONOTEÍSMO
Atividade de Introdução: História com imagens: (ir colocando as imagens em ordem num painel pra que eles possam visualizar até o final da aula)



Era uma vez... A Terra! (mostrar o planeta terra)
A Terra era um mundo feito por um homem muito bonito, legal, inteligente, educado e que amava muito todas as pessoas. Sabem quem é esse homem? Jesus! (mostrar a imagem de Jesus)
Aí Jesus fez o planeta Terra e deixou muitas pessoas morarem nele. Mas essas pessoas ainda tinham recém sido feitas por Deus e estavam tendo suas primeiras vidas para aprender a fazer as coisas certas.
E no inicio, como essas pessoas não sabiam das coisas, elas começaram a inventar certas coisas... Por exemplo:
Elas viam que existia alguma coisa no céu que era amarela e esquentava muito, e se você passasse muito tempo olhando pra essa coisa, seus olhos começavam a doer. O que é essa coisa? O sol! (mostrar a imagem do sol) Mas como eles ainda não sabiam que era o sol, eles achavam que era um Deus.
Aí, eles viam que depois que esse Deus amarelo desaparecia, o céu ficava todo escuro cheio de pontinhos brancos. O que são esses pontinhos? As estrelas! (mostrar imagem das estrelas), mas tinha uma outra coisa, que também era branca e brilhava de noite no céu, mas era maior que as estrelas... O que é? A lua! (mostrar a imagem da lua), mas como eles não sabiam que era a lua e as estrelas, eles achavam quea lua era uma deusa e as estrelas outras deusas.
Aí, de vez em quando, começava a cair água do céu, muita água. O que era? A chuva! (mostrar a imagem de chuva) e quando chovia, dava uns barulhos bem fortes no céu e depois descia uma luz branca forte de lá, o que eram? Os trovões e os raios! (mostrar a imagem de raio) Aí o que eles achavam...? Eles achavam que o raio era um Deus e o trovão também, e achavam que tinha um outro Deus que escolhia quando ia fazer cair água do céu.
E aí o povo daquela época acreditava então que existiam vários deuses lá em cima, um do sol, outro da lua, outro da chuva e aí por diante.
Mas eis que apareceu um homem. O nome dele era Moisés. (mostrar a imagem de Moisés) e aí ele subiu numa montanha e disse que falou com Deus e anotou numa pedra 10 leis, e chamou essas leis de dez mandamentos. E esse homem disse pra esse povo seguir essas 10 leis e disse que existia um Deus só, só um. Moisés explicou pra essas pessoas que o sol não era um Deus, mas sim que Deus criou um sol pra nos esquentar. Disse também que a lua e as estrelas não eram deusas, eram coisas que Deus criou para clarear a nossa noite.
Depois veio Jesus e disse que tudo que Moisés falou estava em apenas Duas frases: “Amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”
E desde então a gente aprendeu que existe um Deus apenas, que é um Deus bom e que nos ama muito e que quer que nós façamos o bem a todas as outras pessoas.
Não é uma história linda?

Atividade de Desenvolvimento: Brincadeira dos vários Deuses.
Divide-se a turma em 2 grupos (1 grupo com um participante a mais) e dispõe-se as cadeiras em círculo de modo que o grupo menor sente nas cadeiras e o outro grupo fique atrás das cadeiras, um atrás de cada cadeira. Ficará uma cadeira vazia, mas em todas as cadeiras haverá alguém atrás.
Explicar que os que estão em pé são os Deuses Lua, e os que estão sentados são os Deuses estrelas. Cada Lua tem a sua estrela, mas ih... Uma lua está sem estrela. Então, a Lua que está sem estrela deve mostrar a língua pra uma estrela das outras luas indicando que ela quer que essa estrela seja a estrela dela, a estrela tem que levantar e ir imediatamente para a cadeira da lua que a chamou. Mas, a lua que estava com a estrela tem que estar atenta e tentar segurar a estrelinha para que ela não vá para a lua que a chamou.
Termina o jogo quando acabar o interesse da turma.

Atividade de Conclusão: Em uma folha dividida ao meio terão os dizeres: “Antes de Moisés” e “Depois de Moisés”, a turma terá que desenhar como eram os Deuses antes de Moisés e como ficou depois, ou seja, um deus apenas.
Para as crianças conseguirem desenhar Deus, podemos dizer que ele é amor, é caridade, é luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário