PARÁBOLA DO AVARENTO
Atividade de introdução: Encenando a parábola:
Eu me visto de homem rico e digo para eles: olhem!! Minhas terras produziram muito! (poderia dizer isso apontando para imagens de terras com o datashow) Produziram tanto que não sei o que fazer com tanta coisa... o que faço?? O que vocês acham que eu faço crianças?? (ouvir o que elas dizem) Aah eu já sei o que vou fazer... derrubarei meus celeiros e construirei outros bem maiores, guardarei lá tudo o que produzir e não precisarei mais trabalhar... boa ideia não? E depois eu vou só comer e descançar... e deito dormir. Aí vem você, vestida de Deus e diz para as crianças algo do tipo: Ele foi insensato e egoísta! Quis guardar tudo para ele ao invés de dividir com seus irmãos! Por isso, ele não merece saborear de tudo o que guardou! Esta noite será a última para ele! E as coisas que ele guardou para quem ficarão? Aí vc vem como que me tirar da cama (do meu corpo), podemos até fazer algo engraçado nessa hora, para as crianças darem risadas tipo vc ficar me puxando e dizendo veeenha, veeenha... e eu dizendo nããão, nããão quero...aí você me leva para fora da sala e fecha a porta. Acaba o teatro.
Conversa: Então, vocês entenderam o teatro? Gostaram? Contem para nós o que entenderam.
E então crianças, vocês acham que é errado existir fortuna? Existir pessoas que tem muito e muito dinheiro enquanto outras são pobres? Não é errado, sabem por quê? Porque essas que tem mais dinheiro deveriam ajudar as que tem menos. Simples assim.
O que o homem avarento fez então de errado foi querer ser egoísta e guardar tudo para ele, ele podia ter usado toda aquela comida para alimentar muita gente...
Atividade de Conclusão: desenhar no pote de ouro o que eles fariam se tivessem muito de alguma coisa (dinheiro, comida, brinquedos, agua, etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário