OS MINERAIS E AS PLANTAS
Atividade de introdução: História: Aninha e os minerais.
Aninha caminhava olhando tudo atentamente. Ela precisava achar um mineral para levar para a escola no dia seguinte. Mas a professora não havia dado nenhuma pista do que era um mineral e nem de onde encontrar.
Ela pensou em água mineral. Daquelas que vem em garrafinhas. Pensou em pedir para sua mãe comprar uma garrafa para que ela pudesse fazer o tema de casa, ou seja, levar um mineral. (mostrar uma garrafinha de água mineral)
Quando chegou em casa, Aninha foi logo perguntar à mãe o que era um mineral e se ela sabia onde encontrar.
A mãe sorriu e disse:
- Deus criou os minerais. Mineral é algo feito de material que não tem vida. As plantas e os animais têm vida, mas os minerais não. Eu conheço muitos minerais! E você também!
Aninha achou melhor não discordar da mãe, que continuou:
- Existem minerais espalhados por toda a natureza! Pedra é um mineral. Encontramos pedras no fundo dos rios, embaixo da terra, no calçamento das ruas e calçadas, nas montanhas... O sal com que temperamos a comida também é um mineral. Você usou um mineral na escola hoje sabia?
Aninha continuava muda. A mãe explicou:
- A grafite do lápis é um mineral. Os minerais são muito importantes para a vida na Terra. O petróleo que dá origem à gasolina que move os carros, o gás de cozinha entre outros.
A mãe fez uma breve pausa e disse, apontando para a filha:
- Estou vendo um mineral em você!
Aninha se olhou depressa. Olhou, olhou, mas não encontrou nenhum mineral. Ela já tinha aprendido em poucos minutos muitas coisas sobre os minerais, mas não encontrou nenhum mineral nela...
- O anel que sua avó lhe deu é de ouro. Prata, ouro, diamante e ferro também são minerais. Enquanto falava, a mãe apontou para o colar de prata e com uma pedrinha que usava.
Aninha ficou feliz em saber o que eram minerais e ver que havia tantos na natureza e em sua casa. Ficou pensando que mineral levaria no outro dia na aula: o seu anel? O sal da cozinha? Uma pedra do jardim? Ela ainda não sabia. Mas com certeza já sabia identificá-los.
Atividade: Esconder minerais pela sala de aula e pedir que encontrem.
Conversa: Conversa explicando a diferença entre minerais, plantas, animais e homem. Usando um cartaz.
“A matéria inerte que constitui o reino mineral, não tem senão uma força mecânica.
“As plantas, compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade.
“Os animais, compostos de matéria inerte e dotados de vitalidade, têm a mais uma espécie de inteligência instintiva, limitada, com a consciência de sua existência e de sua individualidade.
“O homem, tendo tudo que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá consciência do futuro, percepção das coisas extra-materiais e conhecimento de Deus.”
As plantas não pensam.
As plantas não sabem que existem, não tem consciência de sua existência.
As plantas não sentem dor.
Atividade de desenvolvimento: Fazer um desenho utilizando apenas folhas, colas e tesouras.
Atividade de conclusão: Brincadeira dos dedos:
Distribuir aos evangelizandos fantoches de dedos representando as frutas.
A seguir serão ensinadas algumas quadrinhas sobre frutas e o evangelizando que estiver com o dedoche/fruta citada, irá repeti-la movimentando.
Ensinar as quadrinhas abaixo, pedindo que descubram de que fruta estamos falando.
1. Sou o delicioso MAMÃO,
Fruta tão procurada!
Nunca posso faltar
Em uma boa salada.
2. Minha casca é lisa e vermelha,
Tenho polpa macia e cheirosa.
Sou a MAÇÃ cobiçada,
Fruta muito saborosa!
3. Meu suco é tão azedo,
Que ninguém pode chupar.
Mas com água e açúcar,
LIMONADA vou virar.
4. Sou o cheiroso ABACAXI,
Fruta muito apreciada.
Quando apareço na mesa,
Alegro toda a garotada.
5. Me vestiram de amarelo.
Me enfeitaram de marrom.
Sou a querida BANANA,
Alimento rico e bom.
6. Somos frutas bem gostosas.
Viemos lá do pomar.
Em sua mesa, crianças,
Nunca podemos faltar.
OBS: Ao ensinar a última quadrinha todas as frutas devem se movimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário